Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro
Eventos
Nesta página você pode conferir os próximos eventos.
08/06/17
Curso Online - Nova Norma ABNT de Acessibilidade

A ABERT realizará um seminário online no dia 8 de junho sobre as novas normas da ABNT de acessibilidade em comunicação na televisão. O curso gratuito acontece de 15h às 18h, com palestras do especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo, engenheiro Luiz Fausto, do diretor de Rádio da ABERT, engenheiro André Cintra, e de representantes de empresas de equipamentos de acessibilidade para televisão.

A norma nº 15290 da ABNT permite adaptar as regras de acessibilidade de deficientes visuais e auditivos na TV à nova realidade de TV Digital. A antiga não estava adequada à modernização do setor.

Os palestrantes darão orientações às emissoras de televisão sobre como proceder em relação às novas regras para a legenda oculta (Closed Caption), audiodescrição, língua de sinais e sistema de alerta de emergência, entre outros assuntos técnicos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link http://aerp.org.br/ensinoead/inscricao/

EAD Acessibilidade normas ABNT 08.06

 

 

18/10/16
Edital de Convocação
ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO
ESTADODO RIO DE JANEIRO - AERJ
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 
O presidente da ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – AERJ, Sr. Daruiz Néculo Pinho Paranhos de Oliveira, no uso de suas atribuições e, cumprindo as determinações estatutárias previstas nos artigos 19, 22 e 31 do Estatuto Social, vem fazer saber e convocar as emissoras associadas da AERJ para que, no dia 18/10/2016 às 15:00 horas, em primeira convocação, havendo 2/3(dois terços) das associadas ou às 15:30h, em segunda convocação, com qualquer número de associadas presentes, haverá uma Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se em sua sede na Av. Nilo Peçanha nº 50, Sala 2413, Ed. Rodolpho de Paoli, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20.020-906, para o fim de deliberarem sobre:
 
(i) eleição para composição do Conselho de Administração; e
 
(ii) eleição para composição do Conselho Fiscal da entidade.
 
Assim, conforme prevê o artigo 31 do Estatuto da AERJ, a partir da data da publicação deste edital, fica aberto o prazo de 60 (sessenta) dias, para que os interessados em se candidatar aos cargos de Conselho de Administração e Conselho Fiscal façam o registro de suas chapas junto a secretaria da AERJ.
 
Para que sejam admitidas na assembleia, as emissoras associadas deverão apresentar documentos que comprovem sua representação legal, observadas as restrições estatutárias, sendo que as emissoras poderão ser representadas por mandatários, devendo nesse caso, ser apresentado o instrumento de mandato com firma reconhecida do representante legal da Associada Outorgante, e o comprovante de identidade do mandatário Outorgado.
 
Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2016
 
Daruiz Néculo Pinho Paranhos De Oliveira
 
Presidente
26/08/16
Eleições 2016

Principais pontos do Calendário Eleitoral para as emissoras de Rádio e TV.

 

ABRIL – SEXTA-FEIRA, 1º.4.2016

  1.  
  2. Data a partir da qual o Tribunal Superior Eleitoral promoverá, em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro (Lei nº 9.504/1997, art. 93-A).

JUNHO – QUINTA-FEIRA, 30.6.2016

 

  1. Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no § 2º do art. 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, § 1º).

 

JULHO – SEXTA-FEIRA, 1º.7.2016

 


  1. Data a partir da qual não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/1995 nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 2º).

 

 

JULHO – TERÇA-FEIRA, 5.7.2016

 

 

  1. Data a partir da qual, observado o prazo de quinze dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos, é permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).

 

 

JULHO – SÁBADO, 16.7.2016

 

 

  1. Data a partir da qual, até 15 de agosto de 2016 e nos três dias que antecedem a eleição, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até dez minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93).

 

 

AGOSTO – SEXTA-FEIRA, 26.8.2016

(37 dias antes)

  1. Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput).

 

 

AGOSTO – QUARTA-FEIRA, 31.8.2016

 

  1. Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral convocar os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica para a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas a serem utilizados nas eleições de 2016.

 

SETEMBRO – QUINTA-FEIRA, 29.9.2016

 

(3 dias antes)

  1.  
  2. Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput).

 

 

 

OUTUBRO – DOMINGO, 2.10.2016

 

DIA DAS ELEIÇÕES 
(Lei nº 9.504/1997, art. 1º, caput)

 

O calendário completo você encontra no site: 

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/eleicoes-2016

20/07/16
CONVOCAÇÃO DE AGE- AERJ

ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TV

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-AERJ

CNPJ Nº 35.797.141.0001-61

 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. CONVOCAÇÃO. Convocamos os representantes legais das emissoras de Rádio e TV do estado do Rio de Janeiro, filiadas a esta Associação, para Assembleia Geral a realizar-se no dia 20 de julho de 2016 (quarta-feira), na sede da AERJ, às 15 horas (quinze) em 1ª Convocação e às 15h30 horas (quinze horas e trinta minutos) em 2ª Convocação, com os representantes presentes, para deliberarem sobre: Aprovação de contas, Eleição dos conselheiros, ICMBio/ Sumaré,  Morro do Mendanha, IPTU, antiga sede da AERJ, (Museu do Rádio), período eleitoral e assuntos gerais. As associadas que nomearem procurador para representá-las deverão, de acordo com o artigo 46 do Estatuto Social, depositar os respectivos mandatos, na secretaria da Associação, entre 48 e 24 horas anteriores à realização da AGE. 

Local: Avenida Nilo Peçanha nº 50- (Entrepiso- sala de reunião do Edifício Rodolpho De Paoli)- Centro- Rio de Janeiro-RJ.

Rio de Janeiro, 08 de julho de 2016.

Daruiz Paranhos de Oliveira – Presidente.

29/03/16
16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

Data: 16, 17 e 18 de maio

Local: Costão do Santinho Resort – Florianópolis

Informações: congressoacaert.com.br ou (48) 3212-9606

06/10/15
Começa hoje em Brasília o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão

Começa hoje (6) a partir das 19h30 a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Jornalistas, empresários, especialistas de diversas áreas e figuras políticas nacionais de todo o Brasil estarão reunidos em Brasília para acompanhar a programação do congresso, com a missão de discutir os próximos passos da radiodifusão nacional. A equipe do Tudo Rádio estará presente no Centro de Convenções Brasil 21 para a cobertura em tempo real dos principais assuntos que serão debatidos no congresso da ABERT. As matérias serão veiculadas no portal e as atualizações simultâneas estarão disponíveis no Twitter através da “hashtag” #TR_Abert.

A partir das 19h30 de hoje será realizada a cerimônia solene de abertura do 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, com homenagens, premiações e um coquetel festivo. Os principais destaques da abertura serão acompanhados pelo Tudo Rádio através do Twitter, com complemento de matérias a partir de amanhã (7). Na sequência a equipe do portal acompanhará os painéis do congresso, que possuí uma ampla programação na quarta-feira (7). A partir das 09h00 o congresso contará com painel “Panorama da Radiodifusão na Câmara Federal” apresentado por Eduardo Cunha (presidente da Câmara dos Deputados), moderado pelo jornalista Kennedy Alencar.

Temas relevantes como a “liberdade de expressão”, o processo de intensa transformação vivenciado pelas emissoras de rádio e televisão, migração das AMs para a faixa FM, e o profundo impacto no modelo de negócio das empresas e na forma de consumir informação serão debatidos entre os presentes, além dos cinco painéis programados para a quarta-feira (7).

Programação:

Panorama da Radiodifusão na Câmara Federal (09h00 - 10h00)

Ementa: painel para discutir os assuntos de interesse da radiodifusão em tramitação na Câmara Federal. Em pauta, temas como a flexibilização da Voz do Brasil, a restrição à publicidade e o confisco de tempo no rádio e na TV.
Palestrante: Eduardo Cunha – Presidente da Câmara dos Deputados
Mediador: Kennedy Alencar

O Panorama da Comunicação Social e a Ordem Institucional Brasileira. (10h30 – 11h30)
Ementa: O papel da mídia no amadurecimento das instituições. A liberdade de expressão comercial e jornalística.
Palestrante: Edinho Silva – Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Mediador: Heraldo Pereira

Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias (11h30 – 12h30)
Ementa: discutir o futuro do rádio e da TV frente ao crescente processo de convergência entre tecnologias de informação, sistemas de comunicação e redes digitais; a relação com: serviços OTT / streaming, big data, segunda tela, mídias sociais, monetização, digitalização e switch off.
Palestrante: Andrew Jeffries – iHeart Media
Mediador: Cláudio Humberto

O futuro da TV (14h00 – 15h00)
Ementa: os desafios na migração da radiodifusão para a tecnologia digital. A experiência mundial e suas repercussões. A multiplicação das mídias no meio web e as oportunidades que surgem para os radiodifusores.
Palestrante: Michael Wolff – jornalista e especialista em mídias digitais
Mediador: Alexandre Garcia

Desafios regulatórios e a migração do Rádio AM (15h00 – 16h00)
Ementa: ações do Ministério das Comunicações e da Anatel na regulação do setor de radiodifusão; perspectivas regulatórias e a radiografia da pluralidade do setor.
Palestrante: Rodrigo Zerbone – Vice-presidente da Anatel e Luis Roberto Antonik – Diretor Geral da Abert
Mediador: Sérgio Amaral

Fonte: site Tudo Rádio.com

09/07/15
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TV DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - AERJ

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

Nos termos do Estatuto, em seu artigo 18, §1º, convoco as emissoras associadas da Associação das Empresas Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro para a reunião de Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se em sua sede, na Rua da Constituição, 78, Centro – CEP: 20060-010, na Comarca da Cidade e Estado do Rio de Janeiro, no dia 09/07/2015 (quinta-feira), às 14 horas, em primeira convocação, havendo quórum de 2/3 (dois terços) das associadas, ou às 15 horas, em segunda convocação, com qualquer número de associadas presentes, para o fim de deliberarem sobre a seguinte pauta:

 

            i. Retificar os dados do Vice Presidente do Conselho de Administração

            (Televisão) e Conselheiro ALBERT ALCOULOUMBRÉ JUNIOR, eleito na

            assembleia de 03/12/2013;

 

             ii. Alteração do endereço da sede da Associação; e

             iii. Outros assuntos de interesse da AERJ.

 

Para que sejam admitidos em assembleia, as emissoras associadas deverão apresentar documentos que comprovem sua representação legal. Observadas as restrições estatutárias, as emissoras associadas poderão ser representadas em assembleia por mandatários, devendo, neste caso, ser apresentado o instrumento de mandato e o comprovante de identidade do mandatário.

 

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2015.

 

Daruiz Paranhos de Oliveira

Presidente.

26/05/14
ELEIÇÕES 2014

As Eleições 2014 estão chegando, e para estar por dentro das implicações do período eleitoral sobre as programações das emissoras de rádio e de televisão, o que pode e o que não pode ser feito, bem como, as novidades da legislação, entendimento da Justiça Eleitoral e as consequências de eventuais infrações, a ABERT preparou o Seminário “Eleições 2014”. 

Área
Eleições 2014

Objetivos

Informar, orientar e esclarecer dúvidas sobre as principais regras e peculiaridades das eleições 2014, bem como, as novidades da legislação e jurisprudência eleitoral para o rádio e a televisão.

Público alvo
O Seminário será voltado para os diretores, gerentes, gestores e demais profissionais das emissoras associadas.

Duração
O seminário Eleições 2014 terá a duração 2h, sendo realizado no dia 26 de maio, das 15h às 17h.

 

Certificado de participação
Para o recebimento do certificado de participação, o inscrito deverá ter presença de pelo menos 75%.

Palestrante(s)

Cristiano Reis Lobato Flores, OAB/RS n° 62.173. Diretor Jurídico e Institucional da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Membro da 4ª Câmara do Conselho de Ética do CONAR. Integrante do Conselho de Ética do Conselho Executivo de Normas-Padrão. Mestre em Direito das Empresas pela Universidade de Coimbra, Portugal.   

 

Débora Dalcin Rodrigues. Advogada, graduada pela Universidade de Cruz Alta em 1995, inscrita na OAB/RS sob nº 39.015. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Princípios Fundamentais pela UFRS (2005 e 2006). Pós-graduada em Ciências Penais pela UFRS (1999 e 2000). Especialização pela Escola Superior da Magistratura do RS em 1996. Vice-Presidente Jurídica da AGERT (Diretoria 2013/2015). Advogada do Grupo RBS desde 2001. Consultora jurídica com atuação nas áreas cível e eleitoral.

 

Incrições no site: http://abert.org.br/ensino/curso/seminario-eleicoes-2014

17/04/14
A VOZ QUE EU QUERO OUVIR

A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Participe do abaixo-assinado e solte a sua voz! Acesse o site: www.avozqueeuqueroouvir.com.br

13/11/13
CONVOCAÇÃO AGE- ELEIÇÃO PRESIDENTE

CONVOCAÇÃO

 

Prezados Conselheiros, 
 

Convocamos os senhores para uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 03 de dezembro de 2013 (terça-feira), às 15h30 (quinze horas e trinta minutos), na sede da AERJ (Rua da Constituição, 78 - Centro- RJ), para eleição do Presidente desta Associação no período de  2014 a 2016.

 

Afixe-se na sede da Associação e no site www.aerj.com.br

 

Favor confirmar presença.

 

Cordialmente,

Hilton Alexandre Alves da Silva

Presidente

AERJ Todos os direitos reservados